quarta-feira, 21 de abril de 2010

O deck de Kingdra

Salve moçada de Juiz de Fora! Salve galera do Pokemon TCG! Meu nome é João, e eu vou falar um pouco sobre meu deck, o Kingdra/Gyarados, e sobre alguns matches dele contra os decks da Taverna na última season da liga, Cerulean. Não anotei nada sobre as partidas, vou tentar lembrar algumas coisas de cabeça; me corrijam, por favor...

Antes de mais nada, minha decklist:


(27) Pokemons:

4 Sableye SF*

2 Gyarados SF

4 Magikarp SF

2 Crobat g PL

1 Lucario gl RR

2 Uxie LA

1 Azelf LA

3 Horsea – 2 Seadra - 3 Kingdra LA

1 Baltoy – 1 Claydol GE

1 Unown q
MD

* SF = Stormfront, PL = Platinum, RR = Rising Rivals, LA = Legends Awakened, GE = Great Encounters, MD = Magestic Dawn, A

R = Arceus


(27) Trainers, Supps e Stadiuns:


1 Broken Time-Space

1 Pokemon Rescue

1 Pokemon Collector

2 Felicity Drawing

3 Bebe's Search

2 Pokemon Communicator

1 Switch

4 Rare Candy

2 TGI- Poké Turn

1 Luxury Ball

1 Palmers Contribution

4 Roseanne Research

4 Expert Belt


(6) Energies:


5 Water energy

1 Cyclone energy



O QUE CADA CARTA FAZ?


- Sableye - : é o melhor starter do deck. Começar com um, significa começar jogando e o ataque dele permite buscar e “usar” um supporter do baralho, o que “fecha” o combo: sableye > collector > magikarps > gyarados!


- Pokemon Collector - : em destaque na lista por causa do combo acima (Sableye).


- Rare Candy - : também em destaque, a bala rara serve pra duas coisas vitais no deck: evoluir Karp pra Gyara no mesmo turno em que a Karp vai pro banco (você não quer deixar um pokemon de 30 hp “solto” no banco, quer?), e pra “pular” de Horsea pra King.


- Crobat g - : dano extra e retreat cost zero! É pra isso que ele serve!


- Claydol - : simplesmente, a melhor carta de draw engine em todo o formato. Para suprir os descartes monstruosos deste deck é preciso comprar muitas cartas também!


- Unown Q - : parece um tanto bizarro, mas tira o retreat cost do Sableye pra subir o Gyarados mais cedo, sem ter que descartar energias.


- Lucario gl - : duplica as weakness de pokemons não SP. É um tech específico contra decks com fraqueza pra água, como o Charizard de Arceus, que, em vez de tomar +30, tomará duas vezes o dano...



Eu criei essa list unindo o “Kingdra donk” (ou Kingdra straight; que para quem não conhece, é o deck que usa o Kingdra de LA com objetivo de dar dano, MUITO dano, muito rápido), e o deck, atual top5 do Battleroads, Gyarados.

Sozinho, o Gyarados funciona basicamente assim: 1º turno – Sableye, “Impersonate” buscando Pokémon Collector; 2º turno – Regice, “Regimove” descarta duas magikarp, Roseanne, Bebe, Comm etc, pra pegar a terceira karp, Rare Candy, Gyarados, Expert Belt, (wow!), 80 de dano no segundo turno...

Juntos, Kingdra e Gyarados rodam com o King descartando as karp e espalhando dano para o Gyara.

Contudo, uma boa mão inicial permite montar o Gyara primeiro, e você pode (talvez deva) deixar os “King” pra depois

...



COMO JOGAR COM ESTE DECK?

Exercite a arte da quiromancia (leitura das mãos). Olhe para sua mão inicial e se pergunte: qual atacante eu monto mais rápido? Qual dará mais dano?. Se você quiser jogar uma partida mais segura e equilibrada, monte um Kingdra. Se existir a oportunidade de montar um Gyarados e começar mais agressivamente, reflita se vale a pena o risco e calcule as probabilidades de dar certo. Veja os exemplos:

MÃO 1:

Sableye, Rare Candy, Horsea, Felicity Drawing, Pokémon Communication, Water energy, Cyclone energy

- ALGUNS PLAYERS DIRIAM: simples! Eu baixo o Horsea pra ativo coloco uma energy nele, ataco e passo. No próximo turno, eu uso “Communication” pra trocar o Sableye por um Kingdra, uso a Rare candy e a-há! Ligo a cyclone, descarto minha mão e provavelmente vou comprar um prize!

- EU DIRIA: sableye é meu ativo! Provável, vou começar o jogo. Mesmo que não (no caso do meu adversário ter um sableye também), quando for minha vez, eu usarei o “impersonate” pra buscar um Pokémon Collector. Busco duas magikarps e um Uxie (ou Azelf, ou outro tech). No próximo turno eu posso (devo baixar o Horsea se houver risco de donk):

1. montar um Gyarados descartando as magikarps com o Felicity Drawing

2. fazer isso e comprar cartas até ficar com 7 na mão

3. bater 60 de dano em um pokemon do banco usando a Cyclone

4. ver meus prizes e pegar um pokemon de lá (Azelf)

5. trocar um horsea por um pokemon como Claydol e montá-lo no próximo turno, etc.!

Um começo, a princípio, inconsistente (Gyarados, descartando), se torna uma opção mais rica taticamente.

Por hora, vou me reter a um exemplo só, pra não estender demais o artigo. Vamos aos matchups!



- vs. Cursegar (deck do Coxa):

O Gengar levou a melhor nos 45 do segundo tempo! Partida difícil; ao voltar pro banco, o Gengar torna-se um atacante constante; todo turno são 60 de dano no seu ativo, e ele mesmo, o Gengar, não toma nada em retorno. O KG (King/Gyra) não monta seus atacantes muito facilmente depois dos primeiros turnos, tornando mais complicado equilibrar a disputa. Quando ficamos 1 a 1 nos prizes, a Gardevoir decidiu (0x1 Gengar)



- vs. Leafeon (deck do Juninho)

KG ganhou por conta da velocidade. Apesar do fato de que quase todo pokemon de planta têm, no mínimo, -30 de resist a água, alguns decks podem sobressair por conta da rapidez com que dão setup. A maioria dos prizes foram comprados no KO de pokemons básicos (Evees, tangelas), que não tiveram timing pra virarem stages 1 e 2 e ficaram sem energia pra atacar. (1x0 KG)



- vs. Straight Donphan (deck do Rafael)

Vitória do KG, que é praticamente um hate deck (vide glossário de termos) contra Phan-coisas. A dupla fraqueza do Donphan e do Phanfy, deixam eles muito vulneráveis aos ataques do Kingdra, que com uma energia e um expert belt dá 80 de dano (x 2 = 160, -20 do pokebody, 140). Além disso, techs comuns como Nidoqueens tem, no máximo 120 de vida, e podem ser abatidas com a ajuda dos Crobats. (2x0 KG)


No total, foram 8 vitórias e 4 derrotas. Para mim, é um resultado muito positivo; mesmo as partidas perdidas foram muito emocionantes e ensinaram muito também. Queria agradecer a todos os players que eu enfrentei, em especial os citados acima. Comentem, critiquem, reclamem!


Obrigado por ler e até a próxima!



P.S.: GLOSSÁRIO, com alguns dos termos usados neste artigo! (se faltar algum, perguntem)


- Setup: dar "setup" é o que o jogador faz quando evolui seus pokemons, mantem a mão com cartas, e retorna cards importantes do descarte pro deck. É a manutenção das suas cartas em jogo.


- Hate deck: baralho montado com o propósito de ganhar de outros decks já “manjados”. Ex: alguém pega minha lista de Gyarados e monta um deck pra ganhar dele! (não deveria ensinar isso, mas tudo bem)


- Techs: cartas que foram incluídas no baralho pra determinados fins, mas que não constituem o foco principal do deck. Ex: Claydols, Uxies, Azelfs, etc.


- Timing: tempo (de jogo) que o jogador leva pra executar determinada manobra. Ex: “quanto tempo, e quantas cartas, eu preciso pra montar minha Claydol?”


- Draw engine: uma tradução seria “mecânica de compra”. São os artifícios que você tem no baralho pra comprar outras cartas.


- DP-on: “Diamond and Pearl and on” na expressão em inglês que significa: de “Diamond and Pearl pra frente”; são todos os sets editados depois de DP.

2 comentários:

  1. Muito bom o deck!
    Minha sugestão é:
    -2 expert belt
    +1 BTS
    +1 pokemon rescue

    4 expert belt e muita coisa, além disso se o oponente mata 3 pokemons com expert belt ele ja ganha o jogo.

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  2. Tem toda a razão Terry! Na verdade, eu achei que só tinham 3 expert, mas coloquei 4 por engano (e acabei jogando com a lista como ela foi postada, risos)...

    BTS e Rescue adicionados...

    Valeu pela sugest

    JG

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